Uniasselvi

Busca:

Previsão do tempo

Normas de Publicação

Revista Leonardo Pós » Normas de Publicação
Tamanho da fonte: ( + ) aumentar ( - ) diminuir

Antes de enviar seu artigo leia atentamente as normas de publicação abaixo e as Instruções para envio de Artigo.

Artigo Científico

O formato de trabalho científico escolhido para apresentação como Trabalho de Conclusão de Curso para seus alunos de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização e MBA) é o Artigo Científico. O objetivo principal desse formato adotado é levar a um número maior de estudantes e professores interessados ideias novas, pesquisas de campo e abordagens diferentes dos estudos realizados pelos alunos da Pós-graduação UNIASSELVI.

- PAPEL E ORGANIZAÇÃO DO TEXTO: O artigo deve ser escrito utilizando papel A4, com margem superior e inferior de 2cm. A margem esquerda deve ser de 3cm, e a margem direita, de 2cm. O artigo deve ser escrito considerando um mínimo de 8 e um máximo de 12 páginas, devidamente numeradas. Todas as páginas são contadas, mas a numeração inicia apenas na segunda página. O número da página deve estar no canto superior da margem direita.

- EDITORAÇÃO: O artigo deve ser elaborado em editor de textos (preferencialmente Microsoft Word) e deve ser entregue em formato eletrônico em um único arquivo no formato Word para Windows, em um CD-ROM, e uma cópia impressa em papel A4 branco ou reciclado.

- ORDEM DOS TÓPICOS DO ARTIGO:

a) Título do trabalho: No topo da página, em maiúsculas, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 18, negrito. Após o título, se não houver subtítulo, deixar duas linhas em branco em fonte tamanho 12.

b) Subtítulo: Opcional, logo abaixo do título, sem espaçamento, fonte Times New Roman, tamanho 16, negrito. Usar maiúsculas e minúsculas seguindo a regra da língua portuguesa. Deixar uma linha em branco em fonte tamanho 12.

c) Autoria: Abaixo do título, centralizado, fonte Times New Roman tamanho 12, em linhas distintas, deve estar o nome do autor e, debaixo deste, igualmente o nome do coautor (no caso, o orientador). Identificar em nota de rodapé: titulação do(s) autor(es), instituições de origem (por extenso e a sigla) e e-mail. O nome do(s) autor(es) deve estar em negrito, as demais linhas não. Após a identificação dos autores, deixar uma linha em branco.

d) Resumo: Após os nomes dos autores, escrever “Resumo” em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Deixar uma linha em branco. O resumo deve ser 1 parágrafo com um total entre 100 e 250 palavras, sem recuo na primeira linha e estruturado de forma a conter: introdução e objetivo, materiais e métodos, discussão, resultados e conclusão. Usar espaçamento simples, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, itálico. Deixar 1 linha em branco após o resumo.

e) Palavras-chave: Após o resumo, escrever “Palavras-chave:” em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. As palavras-chave devem ser separadas entre si, finalizadas por ponto e iniciadas com letra maiúscula. Em seguida, listar de 3 a 6 palavras-chave que identifiquem a área do artigo e sintetizem a temática. As palavras escolhidas devem priorizar a abordagem geral do tema e, na medida do possível, usando grandes áreas do conhecimento. Por exemplo, se o artigo for sobre avaliação de um software educacional, algumas opções de palavras que identificam o conteúdo do artigo poderiam ser: Software educacional. Educação. Informática. Deixar 2 linhas em branco após as palavras-chave.

f) Título e subtítulo do trabalho em inglês: Em maiúsculas, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 18, negrito. Após, deixar duas linhas em branco em fonte tamanho 12.

g) Abstract: Resumo em inglês. Escrever “Abstract” em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Deixar uma linha em branco. O abstract deve ter a mesma formatação do resumo em português. Deixar 1 linha em branco.

h) Keywords: Palavras-chave em inglês. Devem ter a mesma formatação do resumo em português. Deixar 1 linha em branco.

i) Texto principal: Deve ser subdividido, no mínimo, em: 1 INTRODUÇÃO, 2 DESENVOLVIMENTO e 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS. O texto deve ser escrito usando a fonte Times New Roman, tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser simples. O alinhamento do texto deve ser justificado. O início de cada parágrafo deve ser precedido por um recuo de 1.25cm. Deve haver uma linha em branco entre cada parágrafo. Os títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

- ILUSTRAÇÕES e TABELAS (desenhos, esquemas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, quadros e outros): As ilustrações devem ter um caráter importante para o conteúdo do artigo e devem ser centralizadas com legenda numerada partindo do 1. O título da ilustração aparece centralizado na parte superior e, separado por travessão,  devem ser precedido da palavra que a identifica, por exemplo, Figura, e pelo seu respectivo número. A indicação da fonte deve estar em tamanho 10,  centralizada e abaixo da ilustração.

Fotografias devem ser tratadas como figura, ou seja, com legenda intitulada Figura. No entanto, somente serão aceitas fotografias já digitalizadas em formato JPEG (com tamanho máximo de 300 Kb) e inseridas no texto eletrônico.

- NOTAS DE RODAPÉ: As notas de rodapé devem servir como apoio explicativo e ficar sempre no pé da página. A nota deve estar separada do resto texto por uma linha. As notas, a exemplo das ilustrações, também devem ser numeradas partindo de 1.

- PALAVRAS ESTRANGEIRAS: Se o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes devem ser escritos usando o modo itálico.

j) Referências:
A última seção do artigo corresponde às REFERÊNCIAS.  A palavra REFERÊNCIAS deve estar centralizada. Trata-se de uma lista de todos os documentos citados nos elementos textuais do artigo. As referências também seguem as regras da ABNT (NBR 6023/2002), em ordem alfabética e alinhadas à margem esquerda. Deve-se deixar duas linhas ou um espaço duplo em branco entre as referências.

Twitter Blog You Tube
By Natela