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Notícia - Como fazer um plano de negócios para cervejarias?

16/09/2020 Imagem da Notícia Como fazer um plano de negócios para cervejarias?
Uma das etapas mais importantes para a estruturação de um empreendimento, inclusive no setor de alimentação, que conta com cervejarias e microcervejarias, é o Plano de Negócios, um documento que ajudará você no sonho de se tornar um cervejeiro profissional. Quer entender melhor sobre a importância e os principais aspectos do Plano de Negócios? Então, este é o texto certo para você!
 
É sonho de todo profissional com Pós em Tecnologia Cervejeira abrir seu próprio negócio, e, para isso, um bom planejamento deve ser feito antes da realização desse sonho. Por isso, vamos conhecer mais sobre Plano de Negócios, uma ferramenta de gestão que vai ajudar no sucesso do seu empreendimento. 
 
Plano de Negócios é, em síntese, um documento que descreve os objetivos de um empreendimento e delineia o passo a passo até a conquista dos objetivos. Com isso, você consegue ter um controle maior de riscos e diminuir incertezas. 

Qual é a importância do Plano de Negócios para cervejarias?

Em um primeiro momento, o Plano de Negócios parece ser mera burocracia, porém, quando ele é finalizado, você consegue ver sua ideia materializada, além de ter um panorama sobre o passo a passo a ser seguido.
 
Esse documento é importante tanto para um novo empreendimento quanto para a ampliação de um negócio, isso porque, como dito anteriormente, com a análise da situação real, você consegue prever e evitar certos erros, diminuindo incertezas.
 
Podemos destacar alguns benefícios de estruturar um Plano de Negócios:
• Diminui riscos e incertezas.
• Organiza as ideias do novo empreendimento no papel.
• Orienta para a expansão do negócio.
• Facilita a comunicação entre os diversos públicos: colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.
• Ajuda a estruturar uma base para o seu empreendimento.
• Facilita alcançar metas e objetivos.
 

Como estruturar um Plano de Negócios?

Para estruturar seu Plano de Negócios, você vai precisar ter pleno conhecimento de todos os aspectos que o compõem. Por isso, uma boa dica é olhar o manual feito pelo Sebrae, intitulado “Como elaborar um Plano de Negócios”, que é um material completo que aborda em detalhes diversos pontos.
 
Abaixo, alguns dos principais pontos de um Plano de Negócios bem estruturado, segundo o material do Sebrae:

1. Análise de mercado

Essa é uma das principais etapas da elaboração de um Plano de Negócios, porque precisamos conhecer nossos clientes, concorrentes e fornecedores. 
 
Por isso, esse é o momento de definir, mapear e analisar seu público-alvo. Além disso, também é o momento de pensar sobre sua cervejaria: qual será o posicionamento dela no mercado?

2. Plano de marketing

Outro aspecto importante do Plano de Negócios é a definição e a estruturação do seu marketing cervejeiro. Vale lembrar que, em linhas gerais, marketing é um conjunto de práticas que visam atender desejos e expectativas dos clientes, de modo a garantir a diferenciação de mercado.
 
Nesse aspecto, podemos pensar em quatro áreas básicas que compõem o mix de marketing, ou, ainda, os 4 Ps do marketing: Produto, Preço, Praça (pontos de venda) e Promoção (o que também pode e deve incluir a comunicação).
 
Além disso, podemos pensar também no marketing de atração, também conhecido como inbound marketing, que possibilita atrair e encantar clientes por meio de conteúdos relevantes, o que é extremamente importante na era digital em que vivemos.

3. Plano financeiro

Nessa etapa, você deverá colocar “na ponta do lápis” a quantia necessária para que a sua cervejaria se concretize. Portanto, deverá haver uma preocupação com estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro e fluxo de caixa, e também a pretensão de lucro.
 
Esse ponto será de vital importância para que seja possível montar sua cervejaria artesanal do zero.

4. Análise de cenários 

Foi mencionado, no início o texto, que uma das vantagens do Plano de Negócios é a mitigação de riscos. Essa é uma das etapas que vão auxiliar você nesse processo. Essa é a hora de prever situações que possam ter algum impacto no seu empreendimento. E se essas situações acontecerem, o que fazer para contorná-las?

5. Avaliação do Plano de Negócios

Com o plano estruturado, é hora de avaliá-lo! Por isso, após a estruturação do Plano de Negócios, deve-se avaliar na prática. Além disso, vale ressaltar que esse plano será seu guia, e, como uma ferramenta de gestão, deverá ser revisado e adaptado periodicamente.
 
Pronto, sua cervejaria está preparada para sair do papel! É hora de se certificar se tudo está nos conformes e se a produção da sua cerveja segue as Boas Práticas de Fabricação (BPF).
 

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